Conheça o Projeto

O Benfica, bairro histórico localizado na região central de Fortaleza, é reconhecido por resguardar um complexo cultural que abriga um dos Campus da Universidade Federal do Ceará – incluindo espaços como o Museu de Arte da UFC (MAUC), o Teatro Universitário, a Concha Acústica e o Auditório da Reitoria, a Casa Amarela Eusélio de Oliveira, a Imprensa e a Rádio Universitária e os três Centros de Humanidades -, além de outras instituições educacionais públicas e privadas, conservatório de música, feiras, livrarias, praças, igrejas, grupos, coletivos e artistas. Não teria lugar melhor para abraçar o Corredor!

Temos como objetivo fortalecer a produção local e otimizar o uso do aparato cultural da região, buscando beneficiar toda a população e gerando oportunidades nos campos sociais, formativos, econômicos e ambientais.

Nos últimos meses do ano, promovemos uma programação diversificada voltada para toda a família, repleta de música, dança, teatro, esportes, gastronomia, artes plásticas, feiras e oficinas. Uma vez por mês, a população do bairro e de toda a cidade terá um domingo de lazer gratuito na Avenida da Universidade, que já entrou definitivamente no calendário cultural de Fortaleza.

O Corredor Cultural Benfica é parceiro da Enel e realizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará. Além disso, possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos e da Coordenadoria de Juventude). 

Com colaboração da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca e da Rede Cuca e organizado pela Maestria Comunicação e Eventos, o Corredor ocorre todos os anos envolvendo pessoas, sentimentos e experiências no Benfica.