Corredor Benfica fecha o ano com programação multicultural e versos militantes de Bia Ferreira (MG)

Corredor Benfica fecha o ano com programação multicultural e versos militantes de Bia Ferreira (MG)
Está reservada para o fim de novembro mais uma ocupação do “bairro + bacana da cidade”. O projeto Corredor Cultural Benfica promove sua segunda e última edição de 2019 durante todo o domingo, 24 de novembro, no entorno da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e na Praça João Gentil, também conhecida como Praça da Gentilândia. Em seu terceiro ano, o projeto continua compromissado com a oferta de programação artística e cultural gratuita para todas as faixas etárias, incentivando a população ao uso dos diversos equipamentos que integram a UFC e outras instituições também localizadas no bairro boêmio.
Assim como na primeira edição, realizada em outubro, ocorrerá o fechamento da Av. da Universidade (entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio) das 5h às 17h. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) dará suporte local desviando o tráfego de veículos e orientando os motoristas durante a interdição.
A movimentação começa cedo, às 7h, com a adaptação do trajeto da Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, que excepcionalmente no domingo (24), passará pelo trecho interditado. O palco diurno, montado na Av. da Universidade, abre sua programação às 8h30min, com a seguinte sequência de apresentações: grupo Tocando a Vida; Coral do IFCE; grupo de flautas Sons Transversais (também do IFCE); Camerata Luz de Violão; Vanin e Nicinha, o Casal do Acordeon; grupo Tô Só Dizendo; cantora Jord Guedes e As Ritas e Maracatu Nação Bom Jardim.
Jardins recebem feiras, espaço lúdico e oficinas
Sob a sombra das árvores que fazem o Benfica um dos bairros mais verdes de Fortaleza, as famílias poderão apreciar nos jardins da Reitoria feiras, oficinas, atrações infantis, exposições, atividades musicais e teatrais. De 8h às 16h, o público poderá conferir os produtos das artesãs cadastradas no projeto Enel Compartilha e adquirir produtos orgânicos – como frutas, verduras e ovos – na Feira da Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Entre 9h e 13h, a criançada se diverte no Espaço Lúdico, com camas-elásticas, parquinho, pintura facial e outros brinquedos e jogos. Também de 9h às 13h, os amantes de animais podem visitar a Feirinha de Adoção da ONG Abrace e levar um novo amigo canino ou felino para casa. Durante o Corredor, serão recebidas doações de ração para os cães e gatos  atendidos pela Abrace e de alimentos não-perecíveis, destinados a instituições filantrópicas. A ração deve ser entregue aos voluntários da própria ONG presentes na feira de adoção, enquanto os alimentos podem ser levados ao balcão de informação do evento, localizado na calçada do Museu de Arte da UFC – MAUC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica).
Ainda nos jardins da Reitoria, das 9h30min às 12h30min, o espaço do museu científico Seara da Ciência abre seus experimentos aos visitantes. Enquanto isso, a já tradicional Feira de Antiguidades do Corredor Cultural estará aberta até as 16h. Às 10h, o Teatro Lambe-Lambe Calango Chuvoso traz o bonequeiro e solista João Andirá, que apresenta o espetáculo em miniatura “Um canto para Belchior”. Às 13h, é hora de dançar e rodar a saia com o grupo Devotos de São Benedito, celebrando a tradição afro- nordestina do Tambor de Crioula.
De 8h às 11h30min, quem estiver passando pelo local e for interessado na área da saúde poderá receber o treinamento “Primeiros Socorros” do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico em Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH-UFC), realizar avaliação nutricional e saber mais sobre o projeto “Conhecendo a Ambulância – Samuzinho”. As oficinas sediadas nos jardins serão “Cultivo de Cactos em Vaso”, ministrada pelo Orquidário da UFC, e “Encadernação para Crianças”, coordenada pela equipe do Memorial da Universidade. Ambas iniciam às 9h, assim como o aulão aberto de yoga, a cargo de instrutores da Rede CUCA.

Espaço Tenda e MAUC recebem oficinas, circo e teatro

Inaugurado na edição passada, o Espaço Tenda segue instalado no estacionamento do Museu de Arte da UFC – MAUC e receberá, das 8h às 14h, a feira Mercado Coletivo da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), com expositores das áreas de artesanato, decoração, design, moda, dentre outros produtos. Também das 8h às 16h, o local abriga a praça de alimentação do evento. Das 8h30min às 10h30min, será ministrada no local uma oficina de circo. Das 9h às 10h, haverá aulão de zumba conduzido por professores da Rede Cuca. A partir das 10h, teatro e arte circense mesclam-se com apresentações subsequentes do Projeto Improvisa e do grupo de palhaçaria e malabares Palco Aberto. Às 12h30min e às 13h, respectivamente, animam a tenda a drag queen e performer Carmen Camaleonte e a
Txai Cia. de Danças Populares.

O MAUC segue totalmente integrado à programação do Corredor. Aberto às 9h, recebe o público para pintura de mural coletivo na área externa e para exibição audiovisual no Cineclube Midiadança, que funcionará no auditório do museu. Às 9h30min, ocorrem a oficina “Origami” e visitas guiadas às exposições de longa duração e salas permanentes. Às 10h, os profissionais da instituição organizam uma divertida caça ao tesouro para o público infantil e, às 11h,  ministram a oficina “Isogravura”, exclusiva para crianças. Serão lançados também no museu, às 11h30min, o livro e o álbum “A Noite de Frente pra Casa”, de Elísio Cartaxo.
No estacionamento, das 9h às 12h, ocorre a oficina “Bordado Livre”. Nenhuma das oficinas e visitas guiadas exige inscrição prévia, bastando comparecer ao local de realização antes do início das atividades. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Esporte, lazer e serviços na Av. da Universidade

Além da já citada Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura, os pequenos fãs de ciclismo também terão a chance de pedalar durante o Corredor. O projeto Minibicicletar disponibilizará na calçada da Reitoria bicicletas para uso do público infantil entre as 8h e as 12h na Av. da Universidade. A partir das 9h, atividades de recreação e lazer serão desenvolvidas pelo programa Lazer Acadêmico do IFCE, cujos monitores promoverão brincadeiras e jogos coletivos.

A via também receberá a unidade móvel de serviços da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), equipada para atendimento, das 8h às 12h, à demanda por emissão de Bilhete Único, Bilhetinho (para crianças até 7 anos incompletos), carteira de estudante, cartão do idoso, cartão gratuidade para pessoas com deficiência e carteira padrão para operadores de transporte.
Outra atração da Av. da Universidade será o ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, vinculado à Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece). Aberto de 9h às 12h e de 13h às 16h, o equipamento viaja todo o estado com a exposição de experimentos que aliam a ciência a práticas lúdicas e interativas, sob a orientação de monitores de diversas áreas do conhecimento.
Destaque ainda para o estande da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), onde, às 10h, haverá distribuição gratuita de mudas de plantas nativas e apresentação de diversos projetos da secretaria vinculados ao Plano de Arborização de Fortaleza, como o “Árvore na Minha Calçada”, “Uma Criança, uma Árvore” e “Reciclando Atitudes nas Escolas”, dentre outros.

Múltiplos estilos e música de mulher preta

Os shows musicais vespertinos e noturnos do Corredor Cultural, assim como na edição de outubro, migram para a Praça João Gentil, conhecida como Praça da Gentilândia. O espaço localiza-se a dois quarteirões da Avenida da Universidade e é palco do carnaval oficial de Fortaleza no bairro. Quem abre a programação, às 16h, é a banda Lay Maia e os Astecas, formada em 2017, do encontro entre estudantes do Curso de Música (Fortaleza) da Universidade Federal do Ceará.

De estilo plural, a banda é composta por Lay Maia (vocal), Victor Barroso (backing vocals), Victor Menper (guitarra e violão), Anderson Hierro (baixo e violão), Cainan Bittencourt (percussão) e Newton Jr. (saxofone e flauta). Dentre as principais influências, estão Liniker e os Caramelows, Linn da Quebrada, Pabllo Vittar, Glória Groove e Lady Gaga, levando para o palco, além de música livre e dançante, o debate sobre gênero e sexualidade. No Corredor Cultural, o grupo mescla músicas autorais com reinterpretações e novos arranjos dos artistas que o influenciaram.

Às 17h, sobe ao palco a Big Band Jazz A7, grupo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Sob coordenação do professor Edson Távora, o projeto de extensão segue o formato das tradicionais “big bands” do jazz, dedicando-se ao repertório instrumental do gênero.
Formada por nove instrumentistas, dentre eles alunos dos cursos Técnico em Instrumento Musical, Extensão em Música do IFCE e músicos da comunidade artística de Fortaleza, a banda dedica-se à propagação desse gênero musical e trabalha repertório rico, com clássicos e versões contemporâneas do jazz.
A terceira banda, prevista para 18h, comemora seu primeiro aniversário com o show no Corredor Cultural Benfica. Nascida ano passado enquanto evento comemorativo ao mês da Consciência Negra, a Aruandê é um projeto artístico que celebra a ancestralidade afro-brasileira. Na formação, estão Mestre Gil, Lorena Lyse, Ernesto Cartaxo, Alex Vasconcelos, Daniel Leão e Wellington Nascimento, que guiam o público por uma viagem musical através do terreiro, contemplando ritmos e manifestações culturais como samba, jongo, capoeira, coco, toré, bumba-meu-boi, maracatu, ijexá e muitos outros exemplos de herança africana.
A atração que se apresenta em seguida, às 19h, une dois queridos talentos locais: Haroldo Guimarães (Haroldo Preto) e Giselle Café, que formam a dupla Preto & Café. Haroldo é cantor, advogado, mestre em direito, ator e comediante, conhecido no Ceará e no Brasil pela atuação publicitária, no cinema e na teledramaturgia. Apresenta-se ainda em palestras, eventos e espetáculos solo de comédia, sempre lotados. Um de seus trabalhos mais recentes foi a série global “Cine Holliúdy”, onde interpretou o personagem Munízio.
Já Giselle Café é formada pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e graduada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Consolidou-se como uma das mais experientes cantoras de Fortaleza no segmento de eventos sociais. Com 20 anos de carreira e mais de 2 mil apresentações no currículo, é também compositora e coralista, já tendo viajado pelo Brasil e por outros países com o Coral de Câmara do Ceará e o Coral Moenda de Canto.
O domínio de diversos instrumentos de Haroldo e o amor pela música de Giselle elevaram os ex-colegas de escola a fundar o bloco Café Preto, que já se apresentou na programação de Pré-Carnaval, Carnaval e aniversário de Fortaleza. No show #SemPreconceito, além do repertório carnavalesco, os artistas prometem um show com ênfase na nordestinidade e sem patrulhamento estético.
Às 20h, é a vez do grupo Parahyba e Cia. Bate Palmas aliar a experiência musical do cantor Parahyba ao talento de uma novíssima geração de músicos fortalezenses. Com história intimamente ligada às lutas do bairro Conjunto Palmeiras, a banda trabalha composições autorais e faixas de grandes nomes da música popular brasileira, destacando ritmos do nordeste e do norte do Brasil como o baião, o xote, o carimbó e outras referências da nossa cultura. Para o CCB, os músicos prepararam um repertório com um pé na tradição e outro na experimentação.
A atração principal da edição de novembro do Corredor Cultural é a multi-instrumentista, cantora, compositora, arranjadora, produtora e ativista mineira Bia Ferreira. Radicada em Aracaju (SE), a artista começou a produzir música a partir do contato com coletivos de luta negra e antirracista, conceituando a própria arte como Música de Mulher Preta (MMP).
Tendo conquistado projeção nas mídias sociais com seus hits “Cota não é esmola” (que possui mais de 7 milhões de visualizações no YouTube) e “Levante a bandeira do amor”, a cantora está em franca ascensão no cenário independente nacional e internacional. Já passou por palcos como os das unidades da rede SESC pelo Brasil inteiro, Pulso Redbull Music (SP), Favela Sounds (DF), Oi STU Open (RJ), Festival Morrostock (RS), Time Out (Portugal) e Festival Guacamaya (México).
Além de trabalhar em seu primeiro álbum, intitulado “Um Chamado”, Bia tem feito participações recentes em teatro e cinema, como no filme “As Mil Mulheres” (2018) e no musical “Elza”, no qual substituiu a atriz Larissa Luz em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Presente nas principais redes de streaming, Bia acaba de retornar de turnê europeia, com sete concertos em cidades de Portugal e da Alemanha, todos com ingressos esgotados.
O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, com agradecimento à Enel; promoção da Universidade Federal do Ceará; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Fortaleza (Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania), do Governo do Estado do Ceará (Secretaria da Cultura e Secretaria da Ciência e Tecnologia) e da Rede Cuca; apoio do Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, das Edições UFC, do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Memorial da UFC, do Museu de Arte da UFC (MAUC), da ONG Abrace, da Seara da Ciência, do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC Sindicato), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe) e organização da Maestria Comunicação e Eventos.
Serviço:
Corredor Cultural Benfica – 2ª Edição

Data: 24 de novembro de 2019
Horário: 7h às 22h
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e Praça João
Gentil
Informações:
www.corredorculturalbenfica.com
www.instagram.com/corredorculturalbenfica
www.facebook.com/corredorculturalbenfica
Grátis

 

Primeira edição de 2019 do Corredor Cultural Benfica traz programação ampliada e novos espaços

Sob o lema “O bairro + bacana da cidade”, o mês de outubro marca o retorno de um dos projetos culturais e de ocupação urbana mais queridos de Fortaleza. O Corredor Cultural Benfica promove sua primeira edição de 2019 durante todo o domingo, 13 de outubro, no entorno da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica) e na Praça da Gentilândia, localizada a dois quarteirões de distância.

Em seu terceiro ano, o projeto continua comprometido com a oferta de programação artística e cultural gratuita para todas as faixas etárias, incentivando a população ao uso dos diversos equipamentos que integram a UFC e outras instituições também localizadas no bairro boêmio.

As novidades deste ano começam pelo fechamento da Av. da Universidade (entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio), que antes ocorria apenas pela manhã e agora será das 5h às 17h. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) irá promover o desvio do tráfego de veículos e assessorar o trânsito durante a programação.

O evento começa às 7h, com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, cujo trajeto passará pelo trecho interditado. Quem abre a programação diurna do palco principal, rente ao cruzamento entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio, é o Trio Toada, grupo musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Em seguida, apresentam-se o grupo Choro Mandacaru, da UFC; o bloco de carnaval Garotos do Benfica, já tradicional no Carnaval da Avenida Domingos Olímpio; a companhia artística da Associação Vidança; e a brincante e percussionista Rosângela Ampúdia.

TENDA MULTICULTURAL – Ambiente inédito instalado no estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica), o Espaço Tenda receberá, das 8h às 16h, a feira Mercado Coletivo da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), com expositores das áreas de artesanato, decoração, design, moda, dentre outras. Também das 8h às 16h, o local abriga a feirinha gastronômica com opções variadas de alimentação.

as 9h às 10h, o projeto de extensão Dançar é Lazer, do IFCE, promove no local aulão aberto de dança de salão, enquanto, das 10h às 12h, a tenda faz jus à proposta circense e recebe os artistas do projeto Palco Aberto, com apresentações de palhaçaria, malabares e acrobacia para divertir crianças e adultos. Já a partir de 12h, o DJ Fish assume as pickups e anima o espaço com som ambiente e ritmos diversos.

JARDINS EM MOVIMENTO – A área verde da sede administrativa da UFC ficará pequena para o número de atividades ofertadas aos visitantes. Das 9h às 13h, funcionará no local uma das atrações mais esperadas: o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). O acervo de brinquedos e jogos do ônibus colorido ficará à disposição das crianças e famílias, que também contarão, das 9h às 12h, com a animação do projeto Lazer Acadêmico do IFCE, cujos monitores promoverão brincadeiras e atividades de recreação coletivas.

A manhã segue animada nos jardins, com diversas feiras, apresentações e exposições simultâneas: às 10h , o grupo Papo de Tambor promove uma roda de ritmo tradicional tambor de crioula; das 8h às 16h, artesãs e brechós da feira Enel Compartilha Empreendedorismo expõem seus produtos; das 9h30min às 12h30min, o espaço do museu científico Seara da Ciência abre seus experimentos aos visitantes; das 9h às 14h, ocorre feirinha de adoção de cães e gatos com apoio da ONG Abrace (que receberá doações de ração); e das 9h às 16h, funciona a já tradicional Feira de Antiguidades do Corredor Cultural.

OFICINAS, VISITAS GUIADAS E SERVIÇOS – Tradicionalmente um evento de viés educativo, o Corredor Cultural ofertará uma série de oficinas gratuitas e visitas guiadas para todas as idades. Nos jardins da Reitoria, estão previstas as oficinas de “Encadernação para crianças” (9h a 10h), “Yoga” (9h a 10h), “Improvisação” (9h a 11h), “ Defesa pessoal – método Gracie” (9h a 11h), “Bordado livre” (9h a 12h), “Artesanato em nó” (10h a 11h) e “Cultivo de condimentos em vasos” (10h a 11h). Já no Espaço Tenda, no estacionamento do Museu de Arte da UFC, ocorrerão as formações “Pintura de mural coletivo” (9h a 12h), “Isogravura para crianças” (10 a 11h) e “Câmara escura para crianças” (10h a 12h).

Para os amantes das artes, a visita guiada às salas permanentes e exposições temporárias do Museu de Arte da UFC são uma ótima opção. O passeio começará às 9h30min e durará cerca de 1h30min, com o suporte de museólogos da Instituição. Ainda no MAUC, às 10h30min, as crianças podem participar da atividade recreativa de caça ao tesouro. Nenhuma das oficinas e visitas guiadas exige inscrição prévia, bastando comparecer ao local de realização antes do início das atividades. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Como nas edições anteriores, o Corredor Cultural Benfica também é espaço de prestação de serviços ao cidadão. Entre 8h e 12h, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) estará no local com sua unidade móvel, onde será possível ter acesso a primeira e segunda vias de documentos como bilhete único, carteira estudantil, cartão do idoso e cartão gratuidade para pessoas com deficiência.

Também das 8h às 12h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atenderá o público em uma tenda para aferição de pressão e realização de testes de glicemia. Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) distribuirá gratuitamente mudas de diferentes espécies de plantas para os frequentadores.

POP, ROCK E PERFORMANCE NA PRAÇA – Em 2019, os aguardados shows musicais vespertinos e noturnos do Corredor Cultural mudarão de lugar: sairão da concha acústica da Reitoria para a Praça João Gentil, conhecida como Praça da Gentilândia. Localizada a dois quarteirões da Avenida da Universidade e palco do carnaval oficial de Fortaleza no bairro, a praça receberá os shows a partir das 16h.

Quem abre a programação é a Banda Sinfônica da UFC, projeto de extensão do Curso de Música da Universidade. Com cerca de 40 integrantes na formação e sob regência do Prof. Leandro Serafim, a proposta do grupo é contar um pouco da história do pop e do rock, repertório que entusiasmou bastante os estudantes envolvidos. A banda traz para o Corredor o concerto inédito Pop Rock in Concert, com repertório que passeia por grandes nomes do pop (como Michael Jackson, A-Ha, Adele, Amy Winehouse e Coldplay) e clássicos do rock (como Elvis Presley, Queen e AC/DC).

Quem sucede a Banda Sinfônica da UFC no palco da Gentilândia, às 17h, é o grupo Musif, projeto de extensão do IFCE. Formada por alunos e ex-alunos dos cursos da instituição, a banda possui formação e repertório dedicados à música popular e proporciona aos integrantes uma experiência musical com múltiplos ritmos. O show conta com direção musical e coordenação do Prof. Elder Alves.

Às 18h, é a vez do performático cantor Getúlio Abelha. Sucesso nas redes sociais por sua proposta humorística e cênico-musical, o artista lançou no ano passado o videoclipe “Laricado”, que foi gravado no Mercado São Sebastião e já soma quase 200 mil visualizações no YouTube. A repercussão rendeu o convite para apresentações em importantes festivais de música, como Maloca Dragão, Rec-Beat (PE) e SIM (São Paulo).

Ator, realizador audiovisual, compositor e cantor, Getúlio apresenta no Corredor Cultural o show Corta fogo, cuja proposta mistura referências do pop, do punk e do forró eletrônico, apresentadas por ele, sua banda e seus dançarinos em uma narrativa cênica e dançante.

Dando um intervalo nas atrações autorais, o público poderá matar a saudade dos clássicos do pop rock nacional dos anos 1980, com o bloco Geração Coca-Cola. O grupo propõe, a partir das 19h, uma viagem pelo que considera a época de ouro do rock brasileiro. Bebendo da fonte de artistas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs, Rita Lee, Barão Vermelho e Cazuza, a banda traz verdadeiros hinos da época em versões dançantes e carnavalescas.

A homenagem ao rock 80 “brazuca” por meio dos saudosos sucessos é capitaneada pelo produtor e guitarrista Cláudio Mendes e pelos músicos Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei), Paulo Sérgio Porto (Zero85), Victor Calíope (Projeto Rivera), Luh Lívia (Mafalda Morfina) e Camila Marieta.

Às 20h, a última atração é uma das vozes mais singulares do rock cearense. O guitarrista Fernando Catatau apresenta, no Corredor Cultural, um show-retrospectiva que reúne elementos de toda a sua trajetória musical. O repertório começa com a discografia da banda da qual é frontman, Cidadão Instigado, que possui público fiel na cena musical fortalezense e brasileira e conquistou com seus álbuns títulos como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Multishow.

Além do percurso pela obra do Cidadão, o músico tocará faixas de seu trabalho solo (Fernando Catatau e o Instrumental) e de trilhas sonoras para cinema e vídeo já compostas e lançadas por ele. A promessa, adianta, é fechar a primeira edição do CCB 2019 com uma experiência única de som não usual, com seu timbre de voz que remete aos cantadores de música de raiz brasileira e composições complexas, psicodélicas, com uma temática muito pessoal nas letras.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, com agradecimento à Enel; apoio da Universidade Federal do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Rede Cuca e do Governo do Estado do Ceará; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:
Corredor Cultural Benfica 2019 – 1ª Edição
Data: 13 de outubro (domingo), das 7h às 22h
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e Praça João Gentil
Informações: www.corredoculturalbenfica.com | facebook.com/corredorculturalbenfica | instagram.com/corredorculturalbenfica
Grátis

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corredor Cultural Benfica – fone: (85) 3366 7319/ 99101 2037 – E-mail: corredorbenfica@gmail.com

Resultado da chamada de estudantes voluntários: conheça os selecionados

O projeto Corredor Cultural Benfica divulga a listagem dos estudantes selecionados para integrar as equipes de produção do evento na condição de voluntários. A chamada pública, aberta no dia 22 (sábado), foi feita mediante habilidade e afinidade com as atribuições demandadas pelo projeto, analisadas a partir das informações prestadas pelos alunos no ato da inscrição.

Os estudantes escolhidos serão comunicados via e-mail e telefone, devendo comparecer à reunião geral de mobilização no dia 2 de outubro (quarta-feira), em horário e local a serem comunicados pela produção. Ressalta-se que não serão incorporados às equipes voluntários que não comparecerem à reunião de mobilização.
Confira a lista de selecionados:
Karem Vasconcelos da Silva
Angélica Rodrigues da Silva
Brenno Henrique Soares Mendonça
Renata Ferreira Teixeira
Maria Beatriz da Rocha Bandeira
Maria Izabel Tinin Figueiredo
Lorena de Freitas Rodrigues
Gabrielle Rocha Diniz
Joyce Selena Marçal Ramos
Barbara Stefanny Braga da Silva
Ingrid Karoline Valentim dos Anjos
Laila Nobre Paulino
Danilo Alves Barroso
Antonio Leonardo de Sousa Reis
Dyego Eduardo Pereira Carneiro
Loreena Carvalho de Araújo
Natanael Gomes Barbosa (Sy Gomes)
Rauithy Gomes de Oliveira
Vinícius Silva Almeida

Aos voluntários que integrarem as equipes de produção será concedida certificação extensionista referente a uma carga horária de 38 horas. O certificado será emitido pela Pró-Reitoria de Extensão, podendo ser aproveitado como atividade complementar.

 

Fonte: Produção do Corredor Cultural Benfica – Fone: (85) 3276 2525/ E-mail: corredorbenfica@gmail.com

Corredor Cultural Benfica abre chamada pública para estudantes voluntários nas edições 2019

Estão abertas, até o fim desta terça-feira (24), as inscrições para os estudantes (de graduação e pós-graduação) da Universidade Federal do Ceará interessados em integrar a produção do projeto Corredor Cultural Benfica na condição de voluntários. Os candidatos devem inscrever-se via formulário on-line.

A seleção dos voluntários será feita mediante afinidade e habilidade com as atribuições demandadas pelo projeto, analisadas a partir das informações prestadas pelos alunos no ato da inscrição. O edital completo pode ser consultado aqui.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 27 de setembro, sexta-feira, aqui no site do evento e em seus perfis no Instagram e no Facebook. Os estudantes selecionados serão comunicados via e-mail e telefone, devendo comparecer à reunião geral de mobilização no dia 2 de outubro (quarta-feira), em horário e local serão definidos e comunicados posteriormente pela produção.

Na ocasião, serão explanados os eixos de atividades onde serão envolvidos os voluntários e será feita a confirmação presencial de interesse na vaga. Os voluntários selecionados serão alocados, prioritariamente, de acordo com as afinidades pessoais e/ou acadêmicas, nas vagas e turnos disponíveis. Não serão incorporados às equipes voluntários inscritos que não comparecerem à reunião de mobilização.

Aos voluntários que integrarem as equipes de produção será concedida certificação extensionista referente a uma carga horária de 38 horas. O certificado será emitido pela Pró-Reitoria de Extensão, podendo ser aproveitado como atividade complementar.

Fonte: Produção do Corredor Cultural Benfica – Fone: 85 3276 2525/ E-mail: corredorbenfica@gmail.com

Corredor Cultural fecha 2018 com ensaio aberto de carnaval e shows de Luiza Nobel e Seu Pereira e Coletivo 401 (PB)

Em sua última edição de 2018, o projeto Corredor Cultural Benfica já declara aberto o carnaval no bairro e encerra sua programação com shows de black music cearense e rock paraibano de múltiplas influências. O quarto domingo do evento será dia 9 de dezembro, trazendo mais vida ao fim de semana no bairro universitário e promovendo atrações gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades, das 7 da manhã até as 21h.

O trânsito será novamente interditado entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio, tornando o espaço livre para os frequentadores das atividades, que se desenvolvem na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e arredores.

O evento é aberto às 7h, com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, cujo trajeto passará pelo trecho interditado. No palco montado na Av. da Universidade, o público pode participar, às 8h, de um aulão de zumba e conferir, a partir das 8h50min, shows de estudantes do Curso de Música da Rede Cuca, voz e violão com Stepherson Queiroz e Matheus Marçal, banda Summer Leaves, grupo de cantigas infantis Cai Cai Balão e grupo Compasso, com MPB e bossa nova.

Brincadeiras e circo nos jardins

A manhã será movimentada nos jardins da sede administrativa da UFC, ocupados por atividades para toda a família. Sucesso de público, o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), fica estacionado das 8h às 12h com seu acervo de brinquedos e jogos à disposição das crianças. Também durante a manhã, ocupam o local o espaço científico da Seara da Ciência, a Feirinha de Orquídeas e Cactáceos do Orquidário da UFC, a Feira de Antiguidades e o projeto Palco Aberto, com atrações circenses. Ainda pela manhã, o Auditório da Reitoria sediará a mostra audiovisual do Dia Internacional da Animação, com curadoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Das 9h às 12h, serão exibidas animações de realizadores cearenses que integraram a mostra oficial do evento em 2017.

Games e solidariedade

Dentro da programação do Corredor, a União Cearense de Gamers (UCG) promove no domingo, de 9h às 14h, o VI Natal Gamer Solidário. As atividades do evento se desenvolvem na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2951 – Benfica) e incluem arenas de jogos de futebol, luta, dança, retrô e analógicos (jogos de tabuleiro). Também serão realizados campeonatos, palestras e sorteios de brindes. A participação se dará mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível, tendo como destinatário da arrecadação o Lar da Criança Domingos Sávio, no Vila União.

Visitas guiadas, oficinas e serviços

As visitas guiadas continuam sendo uma opção da programação para curte arte e história. Às 8h, ocorre no Passeio Público a concentração para a Ciclofaixa Cultural, passeio ciclístico conduzido pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), dedicado nesta edição às esculturas da exposição Cow Parade (com paradas explicativas em 12 das vaquinhas expostas pela cidade). Às 9h30min, ocorre a visita ao Museu de Arte da UFC (MAUC), com o suporte dos museólogos da instituição. Às 9h e às 11h30min, o Memorial da UFC guia os visitantes por um percurso ao interior do prédio histórico da Reitoria. Está programada ainda a oferta das oficinas “Primeiros Socorros”, de 9h às 10h30min; “Circo” (9h às 12h) e “Plantio de Condimentos” (10h às 11h), todas nos jardins da Reitoria. A área de estacionamento entre a Rádio Universitária e o MAUC abrigará, às 9h, a oficina “Bordado Livre” e, às 14h, cortejo de tambor de crioula com o grupo Papo de Tambor (Cuca Mondubim).

Além das atrações, o público pode aproveitar o Corredor Cultural para acessar diversos serviços da Prefeitura de Fortaleza e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor (como os cadastros de bilhete único, carteira de estudante, passe livre e cartão de estacionamento para idosos). Quem gosta de jardinagem ainda tem como levar para casa mudas de plantas nativas, distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Black music cearense e rock híbrido paraibano

Quem estiver pelo Corredor à tarde, tem compromisso às 14h em frente ao Gentilândia Bar. No local, ocorre o ensaio aberto do bloco de carnaval Hospício Cultural, que sairá em cortejo para continuar sua batucada às 17h na Concha Acústica da UFC. Reunindo ex-integrantes do saudoso bloco Sanatório Geral a novos músicos, o Hospício Cultural foi criado com a proposta de ocupar no coração dos fortalezenses a lacuna deixada pelo Sanatório, que encerrou as atividades em 2016 e era conhecido por encher a Praça da Gentilândia de foliões fantasiados. Atualmente, o Hospício Cultural integra a programação oficial do Carnaval de Fortaleza e traz um repertório plural e animado, assim como seu antecessor.

Às 18h, o Grupo de Dança Popular Oré Anacã transporta o público para a Amazônia com o espetáculo “Parintins em Festa”, fruto de 10 anos de pesquisa e quatro viagens de imersão do coordenador Prof. Marcos Campos (Instituto de Educação Física e Esportes da UFC) e de sua equipe. Com 14 coreografias que misturam danças, lendas e rituais amazônicos, os artistas recriam a disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, inspirada no Festival de Parintins, que dura três dias e recebe mais de 100 mil pessoas na cidade amazonense mesmo nome.

Às 19h, é a vez do grupo de dança NewFunk, que reúne moradores do bairro Demócrito Rocha, com faixa etária entre 30 e 50 anos, que ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos de 1980 e 1990.

Quem ocupa o horário das 19h20min é a atriz e cantora Luiza Nobel, com seu espetáculo “Baile Preto”. Além de canções consagradas da identidade negra no Brasil – como “A Carne”, de Elza Soares, e “Olhos Coloridos”, de Sandra de Sá – a artista também performa músicas autorais inéditas, fruto da pesquisa e da vivência rítmicas que experimentou ao formatar o show. Com um repertório de percussão marcada e ritmo suingado, a artista passa pelo samba, blues, maculelê (dança folclórica afro-brasileira), funk e soul, contando um pouco da história da música brasileira negra.

A despedida do Corredor Cultural deste ano encerra-se com o show da banda paraibana Seu Pereira e Coletivo 401. Formada por Jonathas Pereira Falcão (vocal e guitarra), Chico Correa (guitarra), Thiago Sombra (baixo), Victor Rama (bateria), Felipe Gomes (trompete e teclado) e Daniel Lima (trombone), a banda traz como principais influências o iê-iê-iê de Roberto e Erasmo Carlos durante a Jovem Guarda, o “rock rural” de Raul Seixas, a psicodelia nordestina de Zé Ramalho e o brega etílico de Reginaldo Rossi. No show, os músicos adiantam a presença de faixas do disco de estreia, “Seu Pereira e Coletivo 401” (2013) e do mais recente álbum, “Eu Não Sou Boa Influência pra Você” (2017).

O criativo nome do grupo une o apelido do vocalista ao número de uma linha de ônibus de João Pessoa que todos os integrantes costumavam pegar cotidianamente. Já tocaram em palcos Brasil afora, como Festival Brasileiro de Ritmos Rasgadinho (SE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Virada Cultural (SP) e WebFestValda (RJ), além de terem se apresentado além-mar, com performances em países da África e da Europa. A banda sobe ao palco da Concha Acústica às 20h.

A programação em detalhes pode ser acessada aqui em nosso no site e na fanpage do evento no Facebook.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude, da Secretaria Executiva Regional IV, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Governo, do projeto Bom de Fortaleza, da Ciclofaixa Cultural e da Rede Cuca; parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), do Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Secretaria de Cultura da UFC (SecultArte), do Museu de Arte da UFC (Mauc) e do Memorial da UFC; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:

Corredor Cultural Benfica 2018 – 4ª Edição

Data: 09 de dezembro de 2018 (domingo), das 7h às 21h

Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)

Grátis

Corredor Cultural Benfica traz artistas da UFC, bloco Damas Cortejam e show de Silvero Pereira

Depois de recarregar as energias no feriadão, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará e a população de Fortaleza já podem anotar na agenda: no final de semana seguinte, retorna o Corredor Cultural Benfica em sua terceira edição de 2018. No dia 11 de novembro, domingo, o evento promove rica programação, composta de apresentações musicais e de dança, mostra de cinema, atrações infantis, oficinas, visitas guiadas, feirinhas de artesanato e gastronomia, palco alternativo universitário e serviços para o cidadão. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e terão como espaço a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e arredores.

A organização do evento chama a atenção para o fato de a data do evento coincidir com o segundo domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como haverá interdição do trânsito entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio, tornando o espaço livre para os frequentadores das atividades, as linhas de ônibus que passam pela Avenida da Universidade serão desviadas por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC). Para evitar contratempos, orienta-se que os inscritos no exame saiam de casa com antecedência, lembrando sempre que os portões dos locais de prova em Fortaleza fecharão às 12h do horário local, 13h no horário de Brasília.

Será repetida a parceria com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, que terá o trajeto alterado para passar pelo evento a partir das 7h. No palco montado na Avenida da Universidade, o público pode conferir, a partir das 8h, aulões de ritmos e de zumba, apresentações do Quarteto de Cordas Flausino Valle, do projeto de extensão em dança Educadance e o cortejo do Maracatu Nação Pici.

Os jardins da Reitoria da UFC e a Av. da Universidade serão ocupados por atrações para toda a família. Um dos espaços mais disputados, o Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), fica estacionado das 8h às 12h para receber crianças e pais com um variado acerco de jogos e brinquedos. Ainda durante a manhã, ocorrem feiras de antiguidades, artesanatos, orquídeas e cactáceos, além do Mercado Criativo da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com mais de 50 expositores.

No Auditório da Reitoria, de 9h às 12h, serão exibidos filmes de realizadores selecionados para o FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, que ocorre em Fortaleza de 21 a 27 de novembro. Serão ofertadas ainda, durante a manhã, oficinas de Confecção de Brinquedos Populares e Sustentáveis (8 às 12), Circo (10h às 12h), Cultivo de Suculentas (10h às 11h), Bordado Livre (9h às 12h) e Isogravura e Colagem para Crianças (10h às 12h). As três primeiras ocorrem nos jardins da Reitoria, enquanto as duas últimas serão no Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica).

O público pode aproveitar também o Corredor Cultural para participar de visitas guiadas à Reitoria e ao Museu da UFC (marcadas para as 9h e as 9h30min, respectivamente), além de acessar diversos serviços da Prefeitura de Fortaleza e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor (como os cadastros de bilhete único, carteira de estudante, passe livre e cartão de estacionamento para idosos). Quem gosta de jardinagem ainda tem como levar para casa mudas de plantas nativas, distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Tambor, carnaval e performance

A tarde será animada, das 15h às 17h, por bandas universitárias no palco alternativo Red Bull Music Breaktime Sessions. O espaço, como na edição anterior, será montado no estacionamento da Rádio Universitária (Av. da Universidade, 2910 – Benfica) e receberá grupos de diferentes estilos musicais, selecionados por meio de chamada pública.

A programação na Concha Acústica da Reitoria começa às 17h, com a batida do grupo Papo de Tambor, que vivencia a tradição cultural do tambor de crioula e reúne-se quinzenalmente no CUCA Mondubim. Na formação, estão educadores sociais, artistas e jovens da periferia, em um resgate autêntico e também formativo da expressão corporal, do canto e da dança afro. Eles já se apresentaram em eventos e espaços como Virada Cultural da Rede Cuca, Festival Cidade da Gente, Teatro Carlos Câmara e fizeram uma animada roda de tambor na edição passada do Corredor Cultural do Benfica.

A partir das 18h, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, projeto artístico do Curso de Música da UFC em Fortaleza, apresenta seu quarto espetáculo cênico-percussivo, intitulado “Que ‘caboclo’ são vocês?”. Sob coordenação da Profª Catherine Furtado e inspirados na missão de pesquisas folclóricas realizada nos anos 1930 por Mário de Andrade, os 25 integrantes do Casa Caiada homenageiam ritmos nordestinos, como caboclinho, maracatu, boi-bumbá e coco, assim como folguedos, loas e expressões da fé popular. O grupo já é presença conhecida no desfile da Av. Domingo Olímpio durante o Carnaval de Fortaleza.

Em seguida, apresenta-se o grupo de dança NewFunk, formado por moradores do bairro Demócrito Rocha. Com faixa etária entre 30 e 50 anos, eles ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos de 1980 e 1990.

Às sete em ponto, sobe ao palco a banda feminista e bloco de carnaval Damas Cortejam. Idealizado por mulheres e de formação exclusivamente feminina, traz em seu repertório músicas que provocam e questionam o lugar das mulheres na sociedade, especialmente nos campos da arte e da cultura. As canções escolhidas são de intérpretes e compositoras mulheres ou trazem nomes, traços e histórias femininas. As garotas da banda prometem um show de estilos musicais diversos, como MPB, xote, frevo, samba, rock, funk e axé, todos adaptados para versões percussivas.

Fechando a noite na Concha, às 20h, o público conhecerá as múltiplas personas de Silvero Pereira: Gisele Almodóvar, “Nonato, motorista da novela”, Elis Miranda, Pabllo, Gal e Freddie. Uma das maiores revelações nacionais de 2017, o multi-artista volta à terra natal para apresentar o espetáculo que celebra sua passagem pelo quadro Show dos Famosos do Domingão do Faustão, na Rede Globo, e a mescla a trabalhos de prestígio ao longo de sua carreira nos palcos.

Neste SILVERSHOW, o ator encarna diferentes personagens e mostra um casamento afinado entre atuação e performance musical. Com direção dele próprio, produção de Luana Caiube e direção musical de Caio Castelo, Silvero interpreta grandes nomes da música como Freddie Mercury, Steven Tyler, Cher, Edith Piaf, Gal Costa, Wesley Safadão e Pabllo Vittar, dentre outros.

Silvero Pereira nasceu em 1982 no município de Mombaça (CE), formou-se em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e, nos últimos anos, através do coletivo As Travestidas, produziu diversos shows musicais, tais como Yes, Nós Temos Banana (2010), Três Travestis (2016), Androginismo (2016) e Levianas (2017). No Carnaval de Fortaleza, esteve à frente por várias edições do Bloco das Travestidas, composto por ele e por outros integrantes de seu coletivo artístico. Em 2017, estreou nacionalmente na novela A Força do Querer, assinada por Glória Perez na Rede Globo.

A programação em detalhes pode ser acessada aqui em nosso site, na seção Corredor Cultural Benfica > Programação, e em nossa fanpage no Facebook. A quarta edição do evento em 2018 está prevista para o dia 9 de dezembro.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude, da Secretaria Executiva Regional IV, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Governo, do projeto Bom de Fortaleza, da Ciclofaixa Cultural e da Rede Cuca; parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), do Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, da Secretaria de Cultura da UFC (SecultArte), do Museu de Arte da UFC (Mauc) e do Memorial da UFC; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:
Corredor Cultural Benfica 2018 – 3ª Edição
Data: 11 de novembro de 2018 (domingo), das 7h às 21h
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)
Grátis.

Divulgadas bandas selecionadas para palco alternativo da Red Bull no Corredor Cultural

Acabou o suspense: a produção do Corredor Cultural Benfica torna públicos os grupos selecionados na chamada pública para compor a programação do novo espaço do evento, o palco Red Bull Music BreakTime Sessions. Inscreveram-se mais de 30 artistas e bandas, dentre as quais foram escolhidas as quatro a seguir, por ordem de classificação:

1) Quinteto 30 Cordas;

2) Garotos da Capital;

3) Gravatas Borboletas;

4) Jangada Pirata.

Os critérios de seleção levaram em consideração a consonância do material enviado pelos músicos com a proposta do evento e do espaço, a diversidade musical de ritmos, a qualidade artístico-cultural da proposta e a adequação técnica da apresentação à estrutura cedida pela Red Bull ao evento.

Os grupos selecionados devem, impreterivelmente, cadastrar-se no site da Red Bull Music Breaktime Sessions , para formalizar a participação.

Caso alguma das bandas selecionadas desista de se apresentar, possua algum impedimento legal que inviabilize a apresentação ou esteja incomunicável e inacessível ao contato da produção após a divulgação do resultado, ocupará a referida vaga a proposta seguinte na ordem de classificação final definida pela comissão de análise. A produção do Corredor Cultural Benfica entrará em contato com os selecionados por meio dos telefones e e-mails informados no formulário de inscrição para a chamada pública.

A programação completa do evento, que é gratuita e aberta ao público, vem sendo divulgada aqui no site e em nossas contas no Instagram e no Facebook. Estão previstas mais duas edições mensais, a serem realizadas em novembro e dezembro.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) e da Secretaria Executiva Regional IV; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

 

Serviço:

Corredor Cultural Benfica 2018 – 2ª Edição

Data: 14 de outubro de 2018 (domingo), das 8h às 21h

Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)

Facebook | Instagram

Grátis

Segundo domingo de Corredor Cultural traz dança, esporte, bandas autorais e forró das antigas

Após o sucesso de sua edição de retorno, que levou ao bairro mais de 2 mil pessoas na programação diurna e 6 mil espectadores nos shows noturnos, o projeto Corredor Cultural Benfica realiza a segunda edição de 2018 no dia 14 de outubro, domingo. Mais uma vez, haverá interdição do trânsito entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio, tornando o espaço livre para os frequentadores das atividades, que se desenvolvem na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e arredores.

Pela manhã, o movimento começa às 7h com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, que terá o trajeto alterado para passar pelo evento. No palco montado na Avenida da Universidade, o público pode participar, às 8h, de um aulão de ritmos com coreografias de estilos variados. Em seguida, apresenta-se o Grupo de Violoncelos da UFC, projeto vinculado ao curso de Música da Universidade e dedicado à prática e difusão desse instrumento de câmara. Às 9h, o palco é ocupado pelo Coletivo de Danças Urbanas (CDU), grupo vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Instituição que explora estilos de dança ligados a movimentos urbanos, como o hip hop, o street jazz e o L.A. style.

Às 10h, é a vez da música instrumental, com o grupo de flautas Sons Transversais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Na sequência, o fole toma de conta com apresentação de Vanim e Nicinha, o “casal do acordeon”. Encerrando a manhã com muito samba, o grupo Batikum de Skina é o último a se apresentar no palco da Av. da Universidade.

Cinema periférico e palco alternativo

Ainda pela manhã, o Auditório da Reitoria recebe novamente o espaço dedicado aos amantes do audiovisual. Das 9h às 12h, é realizada no local a I Mostra do Cinema Possível e Urgente, focada no trabalho de documentaristas independentes de áreas periféricas de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana. Prezando pelo diálogo entre estética e política, o momento oferece ainda a oportunidade de público e realizadores debaterem sobre as obras exibidas e questões transversais a elas.

A tarde será ocupada por mais música nesta segunda edição, com o lançamento de uma novidade: o palco Red Bull Music BreakTime Sessions. De 13h às 16h, bandas universitárias se apresentarão no espaço da parceria, a ser montado no estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica). Os grupos selecionados serão divulgados em breve aqui em nosso site.

No “quintal” da Reitoria

Os jardins da sede administrativa da UFC serão ocupados por atividades para toda a família. Sucesso de público, o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), fica estacionado das 8h às 12h no local com seu acervo de brinquedos e jogos à disposição das crianças. No mesmo horário, serão organizados piqueniques especiais por ocasião do Dia das Crianças, comemorado dia 12. De 8h30min às 12h, o espaço da Seara da Ciência usa experimentos para mostrar um pouco de ciência aplicada ao cotidiano. Às 9h, ocorrem paralelamente um aulão do ritmo latino zumba e uma série de jogos e brincadeiras populares, conduzida pela equipe da Rede Cuca. A partir das 10h, o público pode escolher entre prestigiar a arte circense do projeto Palco Aberto, um aulão de capoeira e uma oficina de Arte Naïf, promovida pela equipe do Memorial da UFC.

Visitas guiadas e oficinas

Os interessados em história, cultura e arte podem participar de três visitas guiadas durante o evento. Às 8h, ocorre na Av. da Universidade a concentração para a Ciclofaixa Cultural, passeio ciclístico conduzido pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) pelos principais equipamentos culturais do eixo Benfica-Centro. Também às 8h, um grupo conhecerá as instalações e a história da Reitoria da UFC com o suporte dos guias do Memorial da UFC (a concentração será no espaço de convivência do prédio). Às 9h30min e às 13h, é a vez dos que quiserem conhecer melhor o acervo do Museu de Arte da UFC (MAUC), onde também acontecerá, às 10h, oficina de isogravura (técnica de xilogravura com isopor) para crianças.

A área de estacionamento entre a Rádio Universitária e o MAUC abrigará, às 9h, a oficina de bordado livre e, às 16h, cortejo de tambor de crioula com o grupo Papo de Tambor.

Serviços para o cidadão

Além de visitar feirinha com mais de 50 expositores de artigos que vão de moda a antiguidades, o público pode aproveitar o Corredor Cultural para acessar diversos serviços da Prefeitura de Fortaleza e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor (como os cadastros de bilhete único, carteira de estudante, passe livre e cartão de estacionamento para idosos). Quem gosta de jardinagem ainda tem como levar para casa mudas de plantas nativas, distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Da música clássica ao forró

Fiel à diversidade de ritmos, o Corredor Cultural Benfica abre a programação de shows na Concha Acústica, às 17h, com a Orquestra Sinfônica da UFC (OSUFC), que tem em sua formação alunos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade, além de professores. Todos dedicados à música instrumental, de repertório erudito e popular. A segunda atração, às 17h50min, é a banda Musif, projeto de extensão do IFCE que reúne alunos e ex-alunos de cursos técnicos da Instituição. Sob coordenação do Prof. Elder Alves, o grupo já está há dois anos presente nos palcos, incentivando a cultura musical nos jovens.

Às 18h20min, é a vez do grupo de dança NewFunk, que teve excelente recepção na edição anterior do evento. De formação masculina, o grupo reúne moradores do bairro Demócrito Rocha, com faixa etária entre 30 e 50 anos, que ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos de 1980 e 1990.

A penúltima atração é a banda Ghetto Roots, surgida na comunidade do Dendê, em Fortaleza. Misturando rap com reggae e com influências que perpassam o jaz, o blues e o R&B, o quarteto usa a voz e um flow autoral para difundir a arte na periferia e está lançando seu novo single durante o Corredor Cultural Benfica.

O encerramento da noite fica por conta de um dos nomes mais queridos do forró cearense, a cantora Kátia Cilene. Ex-vocalista da banda Mastruz com Leite, à frente da qual gravou mais de 40 álbuns, a artista deu voz a hinos como “Meu vaqueiro, meu peão”, “Noite fria”, “A praia” e “Anjo da guarda”, que embalaram amores e fizeram parte de muitas playlists forrozeiras.

Em carreira solo há dois anos, a cantora vem inovando com trabalhos autorais e incursões pelo sertanejo e pelo samba. Mas os saudosistas não se preocupem, que ela promete intercalar os sucessos mais recentes – como os do álbum “Simplesmente Kátia Cilene” (2016) – com os clássicos que os fãs sabem cantar de cor.

A programação vem sendo divulgada aqui em nosso site e na fanpage do evento no Facebook. Estão previstas mais duas edições mensais, a serem realizadas em novembro e dezembro.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) e da Secretaria Executiva Regional IV; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:

Corredor Cultural Benfica 2018 – 2ª Edição

Data: 14 de outubro de 2018 (domingo), das 7h às 21h

Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)

Grátis

Corredor Cultural e Red Bull abrem chamada pública para programação de palco alternativo

O Corredor Cultural Benfica, em parceria com a Red Bull, lança chamada pública para bandas interessadas em compor a programação de um dos novos espaços do evento, o palco Red Bull Music BreakTime Sessions. A próxima edição do projeto deve ocorrer no dia 14 de outubro, domingo, e o palco alternativo receberá apresentações musicais no turno da tarde (das 13h às 16h), antes do início dos shows na Concha Acústica da Reitoria.

Para participar, é preciso que os grupos ou bandas tenham pelo menos um membro que integre a comunidade acadêmica da UFC – sendo este maior de 18 anos e cujo vínculo regular seja comprovado por meio de número de matrícula ou SIAPE. As inscrições podem ser feitas até as 17h de quarta-feira, 3 de outubro, exclusivamente por formulário online. A documentação necessária inclui links para acesso de material sonoro e audiovisual; RG, CPF e comprovante de vínculo do proponente, e ficha técnica com os dados dos membros da banda.

Na seleção dos inscritos, serão levados em consideração critérios como qualidade técnica e organização do material enviado, diversidade de ritmos musicais e comprovação do vínculo de pelo menos um integrante com a UFC. Os proponentes selecionados serão convocados por e-mail e telefone, de acordo com os dados fornecidos no formulário de inscrição, para confirmação do interesse de participação e fechamento do cronograma. Caso a produção não consiga entrar em contato com os selecionados ou haja alguma desistência, serão convocados os demais por ordem de classificação.

A relação de grupos selecionados será divulgada aqui no site e em nossas redes sociais no dia 05 de outubro de 2018. Não serão oferecidos transporte, hospedagem, alimentação ou custeios de quaisquer outras despesas além do apoio institucional previsto no regulamento, que pode ser acessado na íntegra aqui.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) e da Secretaria Executiva Regional IV; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

 

Serviço:

Corredor Cultural Benfica 2018 – 2ª Edição

14 de outubro, das 7h às 21h

Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)

Grátis

Visitas guiadas do Corredor incluem equipamentos históricos e culturais do eixo Benfica-Centro

O público presente à primeira edição do Corredor Cultural Benfica 2018, dia 16 de setembro, terá a oportunidade de fazer diversas visitas guiadas a espaços históricos e equipamentos culturais. Para participar, basta comparecer às concentrações pouco antes do horário previsto para o percurso.

Às 8h, os ciclistas que pedalam pela cidade aos domingos poderão dar uma pausa na Ciclofaixa de Lazer para ter a experiência da Ciclofaixa Cultural. Realizada com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a visita consiste em um passeio ciclístico guiado pelos principais pontos históricos e culturais do eixo Benfica-Centro, passando por equipamentos da Universidade Federal do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.

Já os interessados em conhecer as instalações físicas e a história do prédio que abriga a Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) podem participar da visitação orientada pelo Memorial da Instituição. A concentração do grupo, que contará com o suporte da equipe de historiadores do setor, será às 8h e às 10h nos jardins da Reitoria.

Às 10h30min e às 14h, sairão duas visitas guiadas pelas salas permanentes do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica), conhecendo os acervos de arte popular, moderna e estrangeira que fazem parte do patrimônio do MAUC, com o suporte de guias e museólogos do equipamento. A concentração ocorrerá no estacionamento do museu, minutos antes do horário previsto para as visitas.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) e da Secretaria Executiva Regional IV; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.