Há três anos, o CORREDOR CULTURAL BENFICA promove a integração da população de Fortaleza com os diversos espaços e equipamentos culturais do bairro Benfica. Em um domingo por mês, no segundo semestre do ano, todas e todos são convidades a vivenciar o território numa perspectiva diferente, da rua, com a interdição no tráfego de veículos na Avenida da UNIVERSIDADE e a oferta de uma ampla programação, inteiramente gratuita, para toda a família.
Este ano, porém, diante do contexto delicado que estamos atravessando, o evento precisou ser reformulado. Para a plena execução dos nossos objetivos é essencial garantir a segurança, integridade e bem-estar do nosso público e equipe, em respeito à comunidade e à nossa trajetória.
O projeto será realizado em duas edições, nos dias 12 de dezembro e 16 de janeiro. Contará ainda com uma série de atividades realizadas antes e depois das edições oficiais. A primeira edição, será integralmente virtual, com a realização de oficinas, atividades lúdicas, apresentações de música instrumental (erudita, popular, tradicional), entre outros.
Uma das características fundamentais do Corredor Cultural Benfica é a ligação estreita com os equipamentos culturais do bairro, em especial da Universidade Federal do Ceará. Dentre esses espaços, o Museu de Arte da UFC (Mauc) é pedra fundamental da nossa construção. Prestes a completar 60 anos, o Mauc é guardião de acervos inestimáveis de artistas como Descartes Gadelha, Raimundo Cela e Mestre Noza. Diante da relevância do equipamento para o estado, e tendo em vista a necessidade emergente de soluções tecnológicas que facilitem o acesso a esse tipo de equipamento, o Corredor, através de seus apoiadores, presenteará a cidade com uma experiência de visita virtual no Mauc. A plataforma será lançada ainda na edição do evento.
Já a segunda edição, que será realizada em janeiro de 2021, será híbrida, com ações que permitirão a participação do público de forma restrita conforme os protocolos de segurança emitidos pelos agentes de saúde do Estado e do Município. Ao todo serão seis apresentações artísticas, quatro ações formativas, além de exposições virtuais, conteúdos interativos, aplicativo e jogo virtual.
Ainda na perspectiva de potencializar o alcance dos conteúdos produzidos no Corredor, construímos parcerias com a FDR TV, TV Ceará e Tv Terra do Sol, e os produtos e atividades desenvolvidas nas edições deste ano também serão exibidas na grade dos canais, expandindo nossas ações para todo o estado do Ceará.